sábado, 8 de fevereiro de 2014

Sandman


“Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó.”

Foi essa frase de T.S. Eliot que serviu para embalar o lançamento dessa série e também dar asas a imaginação de Neil Gaiman, um britânico destinado a criar uma das sagas mais revolucionárias e inovadoras dos quadrinhos contemporâneos.

Poucas HQs na história do mundo ocidental transcenderam o gênero e romperam barreiras comoSandman conseguiu. Mesclando mitologias modernas e fantasia sombria, além de acrescentar elementos modernos, históricos e míticos, Sandman foi considerada uma das séries mais artisticamente ambiciosas dos quadrinhos. Quando foi concluída, em 1996, já tinha mudado a nona arte para sempre e se tornado um fenômeno de cultura pop, bem como um marco das HQs, tornando difusa a fronteira imaginária entre os quadrinhos de massa e o que consideramos como arte.

A série conta a história de Morfeus, um dos Perpétuos — criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores —, responsável pelo Mundo dos Sonhos. Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono.

Quando uma ordem mística tentou capturar a irmã de Sonho, a Morte, em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve início um período de diversas décadas em que esse Perpétuo ficou trancafiado à mercê de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. A série nos revela como ele se libertou e como foi capaz de se adaptar no mundo após tantos anos de ausência, e também nos mostra um vislumbre de sua história e da mitologia dos Perpétuos.

[01-08 - Prelúdios e noturnos]
[09-16 - A casa de bonecas]
[17-20 - Terra dos sonhos]
[21-28 - Estação das brumas]
[29-31 - Espelhos distantes]
[32-37 - Um jogo de você]
[38-40 - Convergência]
[41-50 - Vidas breves]
[51-56 - Fim dos mundos]
[57-69 - Entes queridos]
[70-75 - Despertar]

5 comentários:

  1. Merci merci!!!
    Excelente HQ. Neil Gaiman é demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, acho que você deve gostar disso aqui:
      http://aquitemlivros.blogspot.com.br/search/label/Neil%20Gaiman
      ^__^

      Excluir
  2. A estação das Brumas está com o link quebrado!
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge. Reenviei o arquivo. Por favor. tente baixar e avise se der problema, ok?

      Excluir
  3. Grato, há tempos buscava a hq, pois só consegui alguns números individualmente ou alguns encadernados.
    Grato por sua dedicação e por manter os links ativos por tanto tempo.
    Feliz feito pinto no lixo.

    ResponderExcluir